[JJ 3662] São Paulo (GRU) -> Salvador (SSA) -> Natal(NAT)

|



Voo: Tam Airlines [JJ 3662]
Origem: Afonso Pena Intl - Curitiba, PR
Escala: Deputado Luís Eduardo Magalhães Intl - Salvador, BA
Destino: Augusto Severo Intl - Natal, RN
Assento: 28A (Classe Econômica)
Equipamento: Airbus A320-232 (PT-MZH), um dos primeiros Airbus recebidos pela Tam, inclusive foi o que levou por algum tempo em sua fuselagem as bandeiras do Brasil e da Alemanha ajudando na divulgação do voo da Tam para Frankfurt.
ETD (efetivo): 17:30 (18:12)
ET para pouso em SSA (efetivo): 20:10 (20:08)
ETA (efetivo): 22:05 (22:28)

Aproveitando algumas milhas que tinha com a Tam decidi passar uns dias em Natal pois eu havia ganhado uma estadia em uma cadeia de hotéis portugueses, então escolhi Natal pois era uma cidade que eu ainda não conhecia dentre as opções que a cadeia de hotéis me deu.

Neste voo eu estava vindo de uma conexão a qual não consegui um lugar na janela então nem fiz o flight report do voo anterior mas o check-in já estava feito pelo web-check-in pois eu não iria despachar nada.Então desembarquei em Guarulhos na remota na posição F08A peguei o ônibus da Infraero e fui até o terminal onde as 17:05 eu já estava passando pelo raio-x e me dirigindo para o portão 01B.

O embarque já havia começado porém havia somente um ônibus no transporte de passageiros até o avião que eu embarcaria então esperei no terminal e fui no último ônibus, qual foi a minha surpresa de após andar e andar pelo aeroporto o ônibus da infraero estacionou ao lado da posição F08A ao lado do PR-MHZ, desci do ônibus e a comissária Carolina estava no pé da escada me recepcionando mais uma vez, como no voo anterior.

Por volta das 17:43 eu já havia acomodado minha pequena mala no bagageiro superior e minha mochila com todos os instrumentos para o flight report abaixo da poltrona a minha frente.Mais 8 minutos de espera e as portas foram fechadas o push-back foi iniciado, e as 17:52 fomos autorizados a iniciar nosso taxi pela taxiway bravo até o ponto de espera da 27R e alinhamos na pista, esperamos o pouso de um ATR72 da TRiP e de um 737-800 com as cores da Varig na pista 27L e então foi aplicada potência nos motores do PR-MHZ.

Após a decolagem ainda era 18:22 e o sistema audiovisual de programação iniciou um documentário que não prestei muita atenção, porém falava bastante do carnaval da Bahia e claro da Ivete Sangalo.Mais 10 minutos de voo e o serviço de bordo foi iniciado, serviço este que seria composto de um sanduíche quente de pão branco, queijo mussarela, requeijão cremoso e peito de perú e como acompanhamento teria água, sucos de manga e laranja e refrigerantes, o serviço é longe de ser luxuoso, porém é muito melhor do que o sanduíche pago de outra companhia que é frio.

Após 20 minutos que os sanduíches e as bebidas haviam sido servidas, as comissárias que cuidavam da parte traseira da cabine (Gabriela e Gisele, ambas fizeram um ótimo trabalho, muito simpáticas e eficientes) passaram recolhendo todo o lixo gerado pelo lanche servido, mais 20 minutos as mesmas duas passaram mais uma vez servindo bebidas.

Por volta das 19:35 enfrentamos uma turbulência fraca porém constante e como se fosse planejado pela tripulação se é que não foi, as pessoas que tem medo de voar tiverem um alívio ao iniciar uma série de pegadinhas do sistema de entretenimento, que até estavam engraçadas, umas pegadinhas gringas.

Faltavam 10 minutos para as 8 horas da noite e já sobrevoávamos o solo baiano iniciando a aproximação para pouso em SSA, e as 20:00 as comissárias passaram checando as poltronas na vertical, mesinhas travadas e aparelhos eletrônicos desligados para o pouso no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador, BA onde tocamos o solo suavemente pela pista 10, taxiamos por mais alguns minutos e 5 minutos após o pouso os motores foram cortados do gate 2, logo após o corte dos motores e abertura das portas as comissárias passaram as instruções para conexão e os passageiros que iriam prosseguir a Natal deveriam continuar na aeronave e comunicou que alí ficaríamos por mais 30 minutos.

Ás 20:34 as tradicionais balas de caramelo e doce de leite foram servidas a bordo dando as boas vindas aos passageiros que estavam embarcando em SSA e mais uma rodada de balas para os que haviam embarcado em São Paulo, alguns minutos mais tarde o comandante Dirceu fez um speech nos dando as boas vindas ao Airbus A320 da Tam e dizendo que voaríamos a uma altitude de aproximadamente 10.800 metros.

20:55 as portas da aeronave foram fechadas a ponte de embarque foi retraída e nosso push-back foi iniciado, taxiamos e alguns minutos mais tarde estávamos alinhados na pista 10 e sob o comando do comandante Dirceu os dois IAE V2500 que equipam esta aeronave começaram a rugir na pista de SSA tirando o PT-MZH do solo e nos levando até os quase 11.000 metros de altitude que voaríamos até Natal.

Logo após a decolagem o sistema de entretenimento foi iniciado novamente agora com a continuação das pegadinhas estrangeiras e mais 10 minutos de espera e vieram as comissárias Gisele e Gabriela trazendo o lanche desta etapa do voo, que seria composto de um sanduíche quente de pão branco, queijo mussarela, requeijão cremoso e peito de perú e como acompanhamento teria água, sucos de manga e laranja e refrigerantes, porém este sanduíche foi melhor que o da estapa anterior, mas ambos estavam muito bons.

Ás 21:43 o lixo todo foi recolhido da cabine pelas comissárias Gisele e Carolina, finalizando assim um ótimo serviço prestado por esta equipe de comissárias de bordo.30 minutos mais tarde começamos a descer para Natal onde o pouso foi previsto pelo comandante para as 22:25.Os flaps foram extendidos o trem de pouso foi abaixado e as 22:22 tocamos o asfalto Potiguar da pista 16, e pude ver que alí no ponto de espera da 16 havia um A330-200 da TAP nas cores da Star Alliance, fizemos o back-track, taxiamos por um tempo na pista e livramos direto para o pátio e finalmente as 22:30 os motores foram cortados na ponte de número 3.

Embarcando.




Passeio de Ônibus.


PJE da Trip parado na remota ao lado.


Embarque no MZH pela segunda vez neste dia.


Cabine durante o embarque.


Tam Long Haul em GRU.


Pitch.


Revista e Cartão de segurança.


Cabine.


Taxiando para a 27R.
PT-MVO


JA8916


Norte Americanos para esquerda e Sul Americanos para direita.


N836MH


D2-TED



Mais um pessoal do Norte.



XA-MXN


ATR da TRiP pousando.


737-800 Gol/Varig pousando.


Alinhado.


Subindo.





Show do Sol.


Cruise Level.



Muito Bom lanche.


Cabine durante o voo.


Sobrevoando Salvador.


Já na aproximação final.


Curta Final para a pista 10.


Spoilers up durante o pouso.


Após o corte no gate 2.


Outro A320 da Tam em SSA.


Taxiando para a pista 10.


Alinhado na 10.


Subindo.



Lanche.


Cabine durante a última etapa.


Descendo para Natal.


Spoilers Up e reversos no pouso na 16.


Após o corte.


Desembarcando.(ficaram péssimas por conta do reflexo, mas vale para o registro).




Espero que tenham gostado.

0 comentários:

Postar um comentário