[JJ 3009] São Paulo (CGH)--> Curitiba (CWB) 02/01/10

| 2 comentários



Voo: Tam Brazilian Airlines [JJ 3009]
Origem: Congonhas, São Paulo (CGH)
Destino: Afonso Pena Intl, Curitiba (CWB)
Equipamento: Airbus A320-232 (PT-MZJ)
ETD (efetivo): 1:21PM (1:28PM)
ETA (efetivo): 2:10PM (2:05PM)
Assento: 20A
Tempo de Voo: 37 Minutos.
POB: 68 pessoas.

Após um animado Revellion é hora de começar a vida de 2010, então tomei um ônibus e cheguei ao aeroporto de congonhas pouco antes do meio dia do primeiro sábado do ano, peguei minhas malas e iniciei a longa caminhada até quase o outro lado de CGH onde ficam os guichês do check-in da Tam.

Cheguei ao balcão do check-in, porém como eu não sabia como ia estar o trânsito de Santos para São Paulo naquele dia o meu voo era as 5:40PM e por volta das 12:13PM a funcionária da JJ mo ofereceu uma troca de horário para as 1:21PM voo que encaixaria perfeitamente e sem uma longa espera.

12:20PM já com o cartão de embarque na mão e as bagagens maiores despachadas rumei para o raio-x de CGH onde passei cerca de 15 minutos mais tarde sem nenhuma fila, haviam máquinas de raio-x sobrando.

Entrei nas salas de espera e me dirigi diretamente para sala vip do amex somente tive tempo para comer alguma coisa e quando me dei conta o meu voo já estava sendo embarcado.

Exatamente a 1:00PM eu estava embarcando no PT-MZJ um dos primeiros Airbus recebidos pela companhia brasileira, este mesmo já tem quase 10 anos operando no Brasil desde sua fabricaçãoo.

Eu fui um dos últimos passageiros a embarcar, após meu embarque esperamos mais 4 ou 5 passageiros que imagino que vinham de outras conexões, e por volta 15 minutos após o meu embarque as portas do Airbus foram fechadas e as tradicionais balas oferecidas.

Mais 3 minutos de espera para a autorização de nossa partida iniciamos o push-back e os procedimentos de emergência foram apresentados pelo sistema audio-visual.

Por volta de 1:22PM iniciamos o nosso taxi para a cabeceira da pista 35L, e esperamos por um certo tempo o pouso de um aeronave da Gol (PR-GOR) e logo após uma decolagem de um Cessna 208B Caravan (PT-MLR).

A 1:28PM alinhamos na pista e com um peso de aproximadamente 55 toneladas iniciamos uma corrida com pontos de referência (V1:117), (VR:121) e (V2:127), logo após o rotate iniciamos uma curva á esquerda e continuamo a subir até nosso nível de cruzeiro que naquele voo seria o 280.

Alguns minutos após a decolagem as telas do sistema audio-visual desceram e foi dado inicio a uma apresentação sobre as rotinas dos pilotos e comissários, e cravei os olhos na TV e só tirei no fim da apresentação, que achei muito legal.

Por volta da 1:42PM foi iniciado o serviço de lanche a bordo do quase idoso Airbus, aproximadamente 8 minutos mais tarde recebi o meu lanche, composto de sanduíche de chester com cheddar agua e refrigerantes.

Cerca de 7 minutos mais tarde, quando o comandant abriu os spoilers para iniciar a perda de velocidade e altitude as comissárias recolheram todo o lixo na cabine.

5 minutos antes do horário previsto para o pouso no aeroporto de Curitiba tocamos o solo na pista 33 do aeroporto paranaense e utilizamos a pista até a altura da intersecção com a pista secundária fizemos um backtrack e livramos a direita pela taxiway E, taxiamos até o gate 1 onde foi feito o corte de motores as 2:12PM.

Check-in da Tam em CGH.


Sala vip.


Embarque no portão 5.


PT-MZJ no embarque.






Cabine durante o embarque.


PR-VBQ no push-back.


O nada variado tráfego de CGH.


O6 pousando na 35L.


Pitch e da-lhê fiat.


Pouso do PR-GOR.


PT--MLR ingressando da 35L.


Vídeo do pouso.


Curvando após a decolagem.


CGH.


Cabine durante o voo.


No FL280.


Lanche, muito bom.


Abertura dos Spoilers para descida.


Vídeo do pouso.


PR-MHA parado na ponte 2.


Cockpit.


PT-MZJ.


Desembarque.



Espero que tenham gostado deste que foi meu primeiro FR do ano.

[JJ 3056] Porto Alegre (POA)--> São Paulo (CGH) 25/12/09

| 0 comentários

Voo: Tam Brazilian Airlines [JJ 3056]
Origem: Salgado Filho, Porto Alegre (POA)
Destino: Congonhas, São Paulo (CGH)
Equipamento: Airbus A320-232 (PT-MZW)
ETD (efetivo): 7:55 PM (7:48 PM)
ETA (efetivo): 9:40 PM (9:05 PM)
Assento: 8F
Tempo de Voo: 1 Hora e 17 Minutos.

Após passar o Natal com família toda reunida na serra gaúcha já era hora de tomar o rumo de São Paulo, e então cheguei na tarde da sexta feira dia 25 de dezembro as 6:30 PM ao aeroporto de Porto Alegre que se encontrava quase as moscas.

Fui diretamente para o check-in da TAM que era o único que havia fila, porém não levei mais de 20 minutos para ser atendido, e as 6:52 PM eu já estava com o cartão de embarque nas mãos e a bagagem despachada.

Então decidi me dirigir ao terraço para tirar algumas fotos das aves que se situavam naquela tarde de Natal no pátio do aeroporto gaúcho.

Por volta das 7:21 PM desci para o raio-x e inspeção da Infraero, logo após que cheguei na porta de embarque de numero 3 onde o embarque já havia sido iniciado, me apresentei junto ao funcionario da companhia para o destaque do meu cartao de embarque para entao poder me dirigir ao A320 matriculado como (PT-MZW) que naquele fim de tarde me levaria ate o aeroporto de CGH.

Peguei nada mais uma pequena fila no trajeto no gate, e quando entrei no aviao levei um susto, e não sei como o voo nao foi cancelado, havia um POB de 45 pessoas, isso que muitas dessas pessoas eram funcionárias na JJ.

As 7:39 PM o embarque foi encerrado com o fechamento das portas , seguido de um breve speech do comandante Gilberto dando as boas-vindas a bordo e já dando um “preview” de que iríamos enfrentar uma turbulência na terminal de CGH.

Por volta das 7:43 PM nosso push-back foi iniciado seguido pelo taxi para a cabeceira 11 para iniciarmos a corrida já sob o por do sol antes de deixar a capital gaúcha.

Nossa decolagem teria os seguintes pontos de refrência V1 e VR para 125 knots e V2 para 128 knots, quando as 7:48 PM o Airbus naquela tarde pesando cerca de 53 toneladas começou a rolagem na pista sob o comando do experiente comandante Gilberto, após a decolagem fomos autorizados a voar até CGH no FL370 e teríamos como alternativo o Galeão e 3 horas de autonomia.

Após cerca de 12 minutos de voo o servico de bordo foi iniciado, que naquela tarde seria composto de peru, arroz e farofa acompanhados de refrigerantes, agua, sucos e cervejas.

Cerca de 20 minutos apos o inicio do servico os restos foram recolhidos pelos comissários que foram muitos simpaticos e prestativos durante o voo, por exemplo algo que eu não via há alguns anos, eu estava fazendo umas anotações no escuro e o comissário que passava no corredor logo me viu e me acendeu a luz de leitura, como sempre digo a TAM realmente sabe como tratar os clientes.

Após o recolhimento dos restos do jantar na cabine, o carrinho de bebidas passou mais uma vez oferecndo refrigerantes e cafe para os poucos passageiros que daquele voo faziam parte.

As 8:49 PM o comandante Gilberto fez um novo speech que ja estavamos em nosso procedimento de descida para o pouso em CGH e que nosso pouso estava estimado para as 9:05 PM porem que estaríamos sujeitos a algum atraso de trafego aéreo e logo no fim desejou a todos um Feliz Natal e um próspero ano novo.

Cerca de 5 minutos após o speech, o time de comissários passou por todas as poltronas checando mesas e poltronas, preparando a cabine para o pouso na 17R e mais 13 minutos de voo e tivemos um toque não muito suave na pista 17R de CGH, após mais alguns minutos de taxi os motores foram cortados no portão 6.

Por volta das 9:21 PM as malas chegaram na esteira e fui diretamente atravessar a passarela para encontrar meu quarto de frente para o aero no Ibis, Aproveito a data deste FR e gostaría dedicá-lo a vocês leitores com um presente de Natal.


Check-in da Tam no Salgado Filho.


3296, não era esse o meu mas o check também estava aberto.


Algumas partidas de POA naquele fim de tarde de Natal.


Reunião JJ em Porto Alegre.(PR-MAB, PT-MXC e PT-MZW pousando.)


PR-VBZ ingressando.


PT-LUE.


PT-MZW que me levaria até CGH taxiando até o gate 3R.


Push back do PR-WJD.


PR-AYE taxiando para a ponte 2.


PT-MXC taxiando para a decolagem.


Fui um dos últimos a embarcar.


Carregando as quase 3000 toneladas que teríamos no tanque para esta jornada.


Cartão de Segurança e Revista Tam.


Pitch e dalhe propaganda.


Durante o taxi para a decolagem.


PR-TTP


Subindo após a decolagem.


No FL370.


O lanche Perú, Arroz e Farofa.


Curvando para iniciar a descida.


Cabine durante o voo.


Já sobrevoando a grande São Paulo.


Vídeo do Pouso em CGH.



Time Tam no fim da noite de natal em SBSP.


Cabine.


Desembarque.




Peço desculpas pela qualidade das fotos no terminal de POA pois havia muito reflexo e no avião porque as janelas estavam todas meio embaçadas e pelo vídeo da decolagem apagado.